sábado, 3 de agosto de 2019

O que contém nos MIX de temperos e para que servem:

Vamos mudar um pouco o rumo de nossas postagens, mas não o rumo de nossa criatividade. Isso inclui um mundo de delícias ao redor do mundo. Estou falando da culinária artesanal e regional, caseira ou profissional. E nessas delícias sempre usamos temperos básicos, mas existem um mundo de MIX de sabores para deixar nossos pratos ainda mais gostosos. O grande problema era saber qual mix de temperos ser usado para cada receita pois, as vezes, usamos ingredientes que não são adequados para certos pratos.
Vou apresentar nessa postagem uma gama de MIX de temperos conhecidos e alguns não muito populares, o que vem em cada mix e para que tipo de prato eles são recomendados. 
Assim nossas receitas vão ficar ainda mais gostosas, usando os temperos corretos.


Seguem os MIX em ordem alfabética, seus componentes e os pratos mais comumentes preparados com os mesmos. E, para os que desejam se aprofundar em seus temperos e histórias de suas descobertas e criações. Clique aqui, para receber um E-Book “Guia de Uso das Principais Ervas e Especiarias da Culinária” (clique aqui). e comece a ser o “expert” de sua cozinha, (e de muitas outras). 

Mix Ana Maria - A composição básica do tempero Ana Maria inclui: alho frito, alho granulado, cebola granulada desidratada, manjericão em flocos, manjerona em flocos, orégano, pimentão vermelho, salsa desidrata em flocos, tomate em flocos, tomilho. Regularmente, essa especiaria é avaliada como uma mistura de temperos de paladar suave, indicado para pessoas que gostam de um bom tempero, porem não apimentados.
Onde Usar: O Mix de Temperos Ana Maria é utilizado principalmente no preparo de frangos, ensopados, caldos, feijão, carnes, refogados.

Mix Baiano: uma mistura de cominho, pimenta-do-reino, coentro, pimenta vermelha, orégano, alho, pimenta da Jamaica, louro, amido de milho e cúrcuma. Esse tempero é rico em sabores e já vem equilibrado para quem gosta de muitas camadas de sabor na mesma receita. Com ele, a culinária nordestina está feita!
Onde usar: É ótimo para usar em moquecas, vatapá, acarajé, buchada de bode, dobradinha, peixadas, feijão, cuscuz, farofa e carnes grelhadas.



Mix Chimichurri: A composição dessa mistura é de alecrim, alho Granulado, cebola granulada desidratada, manjericão em flocos, manjerona em flocos, orégano, pimentão vermelho, pimentão verde, salsa desidratada em Flocos, tomate em flocos, tomilho sem pimenta ou com pimenta. O Tempero Chimichurri é de origem dos Pampas Argentinos e Uruguaios é considerado por muitos um tempero essencial para aqueles que querem marinar a carne e deixá-la com um excelente sabor.
Onde usar: O Chimichurri é um tempero muito versátil, pode ser usado seco em marinadas para carnes, aves, porco, e cordeiro, ou como molho para acompanhar qualquer uma destas preparações. O Chimichurri dá um toque diferente ao seu feijão, pode ser adicionado ao requeijão ou a manteiga, para reviver todos seus sabores, e ainda pode ser servido como um molho para acompanhar pães e sanduíches.
Obs.: Se quiser preparar carnes para churrasco, use esse MIX de chimichurri  com vinagre e azeite de oliva para preparar as carnes ou acompanhar outros pratos.

Mix Curry: Curry ou caril é uma mistura de especiarias usada como tempero nos países asiáticos e hoje em dia muito apreciada no ocidente também, cuja base é o pó seco de folhas de árvore-de-caril, açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela.
A esta mistura básica podem ser acrescentados ainda feno-grego, pimenta-de-caiena, manjericão, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim. Cada família tem, na verdade, a sua receita de curry específica onde inclui outras especiarias diferentes das que mencionei acima e, desta variação é que depende a cor final do tempero, que pode ser amarela, vermelha ou verde, dependendo da quantidade de ingredientes e suas cores. Existem receitas de curry em que entram até 70 especiarias diversas!
Ele surgiu na Índia e, de lá, espalhou-se para todo o mundo com as grandes navegações. Atualmente é um símbolo das culinárias indiana, tailandesa e de países indo-portugueses.
Forma de uso: o pó pode ser acrescentado durante o cozimento. Sem segredos.
Onde usar: é utilizado para temperar carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados e cozidos em geral. Traz um toque extra a queijos de sabor forte e picante.



Mix Edu Guedes: Na mistura de temperos Edu Guedes você encontrará diversos ingredientes, entre eles: açafrão puro, alho granulado, cebolinha verde e pimentão vermelho. Se você deseja dar um gostinho extra para suas refeições e preparar deliciosos pratos, vá de Tempero Edu Guedes
Forma de uso: Ele é utilizado principalmente no preparo de carnes, mas serve para molhos, caldos e pastas. É uma delícia.

Mix Ervas de Provence:  A mistura básica inclui alecrim, tomilho, manjerona e segurelha. Também são frequentemente utilizados estragão, sálvia, lavanda, casca de limão e semente de erva-doce. É uma mistura perfumada de ervas secas típicas da culinária do sul da França.
Uma grande vantagem de se usar um mix de ervas como as ervas de Provence é a possibilidade de reduzir a quantidade de sal nas receitas, substituído pelos vários sabores e aromas deste complexo tempero.
Onde usar as Ervas de Provence: é utilizada marinadas ou secas, as ervas de Provence são muito usadas em quiches, legumes e carnes grelhadas como cordeiro, frango e porco. Também podem ser usadas em saladas, especialmente em vinagretes.



Mix Lemon Pepper: a mistura tem como ingredientes o sal, cúrcuma, cebola granulada, realçador de sabor glutamato monossódico, pimenta preta, coentro, salsinha, óleo vegetal e conservante ácido cítrico. Tendo como base limão e pimenta é um mix muito conhecido de chefs de renome. Como qualquer mix, sua composição varia conforme a criatividade do profissional e necessidade de cada criador culinário.
Onde usar: A função básica do tempero “lemon pepper” é dar um toque cítrico delicioso em aves, molhos para saladas e peixes. A receita básica é composta de limão, pimenta e sal a gosto.
Uma outra visão do uso do tempero lemon pepper, muda um pouco devido a sua composição. É vista como mistura de especiarias que predomina o aroma e a picância da pimenta-do-reino com leve sabor de limão, combinação requintada que aguça prazer ao paladar.

Mix Tártaro: nesse mix de ingredientes mistura-se cebola, alho, cenoura, pimentão vermelho, tomate, sal e salsa. O molho tártaro é uma ótima pedida para acompanhar os mais variados petiscos, e seu nome vem por causa de uma combinação: a do molho com steak tartare. Mesmo assim, ele pode ser servido com vários outros alimentos, como batatas fritas, peixes, frutos do mar, carnes empanadas ou grelhadas, sanduíches, saladas e muito mais!
Onde usar: O principal prato elaborado com esse é para o preparo de maioneses, mas outros itens também são bem comuns em seu sabor, como o pepino em conserva, por exemplo.

Mix Vinagrete:  É o resultado da mistura entre ervas e temperos desidratados como: Cebola, orégano, pimentão vermelho, tomate, salsa, cebolinha e coentro.
Onde usar: O vinagrete desidratado é ótimo para saladas, assados, quibes e recheios.



“Guia de uso das principais ervas e especiarias da culinária”
E saiba mais ainda sobre todos esses e outros temperos.


É isso pessoal, criei essa postagem pois, como a maioria das pessoas, eu não tinha certeza de onde colocar os temperos corretos, pois alguns sabores realmente não combinam com alguns pratos.
Espero que seja de utilidade para os cozinheiros e futuros “chefs” de plantão em suas casas e festas. Talvez até em seu restaurante.

Abraços e até a próxima,

NillDumont