quarta-feira, 24 de junho de 2015

Fonte em Concreto Celular

Fonte_concreto_celular_01Quem diria que o material criado inicialmente para ser usado em construções, para confecção de casas populares e no isolamento de ruídos entre andares de edifícios, iria mexer tanto com a criatividade dos artesãos? Pois é, com o concreto celular foi assim. em pouco tempo este material que estava restrito à engenharia civil foi ganhando espaço no mundo artesanal. Hoje, ele pode ser visto compondo os mais variados tipos de peças voltadas para as áreas de decoração, presentes e utilidades.

Nesta postagem você vai aprender a fazer uma linda fonte d’água com este material tão versátil e, para não fugir do forte do site que é a reciclagem, procure guardar as sobras do concreto raspado ou pedaços, logo te ensinaremos como aproveitar esse material reciclando-o. E se quiser saber mais um pouco a respeito do concreto celular vá até a página: “Arte e Beleza do Concreto Celular” aqui na Vila mesmo. Lá você poderá saber mais um pouquinho desse material incrível.

 

Você vai precisar de:

1 bloco de concreto celular de 60 x 30 x 20

Serrote de 6 polegadas

Copo graduado

Formão

Grosa chata

Esquadro ou régua

Lápis

Lixas de ferro fina 100 e grossa 200

Brocas de 8 e de 18 mm

Trinchas boas de 1/2” e de 1”

Bomba d’água pequena

10 cm de mangueira de nível

Pedras

Plantas naturais

Máscara de proteção semifacial (para pó)

Resina (Se for resinar a peça) Aquocril Siquiplás (200g)

 

Todos esses materiais você encontra em casa de materiais de construção, as ferramentas você utilizará para infinitas peças.

Obs.: Com um bloco você consegue fazer uma fonte. ao comprá-lo,observe se o material está úmido e deixe-o secar completamente. O trabalho deve ser realizado sempre com o concreto celular seco.

Para trabalhar com o concreto celular, é recomendado o uso de máscara de proteção, devido à poeira do material.

Para evitar que a peça risque os móveis de sua casa, recomenda-se colar um pedaço de feltro na base do trabalho após a finalização e a secagem total da resina.

 

Como Fazer:

Fonte_concreto_celular_02

- 1) Com o auxílio do lápis e da régua, marque o bloco nas medidas de 30 x 20 x 26 cm.

- 2) Use o lápis e o esquadro para riscar o bloco, seguindo as marcações.

- 3) Trabalhe com o serrote para serrar o bloco nos locais demarcados com o lápis.

- 4) Repita o procedimento com o serrote para serrar as quatro pontas da peça.

- 5) Com a grosa chata, arredonde as peças.

- 6) Repita os procedimentos para riscar uma tampa de 18 x 5 cm na parte superior do bloco e com o serrote, serre os locais riscados.

- 7) Use o formão para abrir um buraco circular no local onde foi retirada a tampa do bloco. Essa abertura servirá como reservatório d’água e deve ter 20 cm de diâmetro por 12 cm de profundidade.

- 8) Com a lixa grossa, lixe toda a peça.

- 9) Risque com lápis, alguns riscos aleatórios para compor o desenho da fonte.

-10) Com o lado abaulado da grosa chata, desbaste os locais riscados para formar os relevos.

 

Fonte_concreto_celular_03

-11) Use a lixa fina para lixar toda a peça e dar acabamento.

-12) Com a broca de 18 mm, faça um furo para a saída de água (usando as mãos mesmo). trabalhe de dentro para fora na parte mais alta da fonte, sem atingir o lado externo da peça.

-13) Repita o procedimento com a broca de 8 mm para fazer um orifício de dentro para fora da fonte, usando como referência o furo do passo anterior. Observe que os dois orifícios devem formar um canal de passagem da mangueira.

-14) Com o formão faça um orifício na parte de trás da peça para a passagem do fio da bomba d’água.

-15) Lave a peça em água corrente para retirar o pó. Aguarde a secagem completa de acordo com a temperatura ambiente +/- 3 horas. Dissolva 25 ml de resina em 25 ml de água. Com a trincha de 1/2”, aplique duas demãos da mistura no lado externo da fonte. Intercale a secagem de 10 minutos.

-16) Repita o procedimento com a trincha de 1” para impermeabilizar todo o lado interno da peça. Passe quatro demãos, intercalando secagem de 10 minutos. Use a resina pura para aplicar mais duas demãos. Nesse caso, aguarde a secagem total da peça.

-17) Instale a bomba d’água na fonte.

-18) Decore os dois espaços reservados no interior da fonte com plantas naturais.

-19) Finalize a decoração com as pedras para segurar as plantas.

(Criação e produção do colaborador: Marco Antonio Sanches)

 

Está pronta a sua fonte.

copie, crie… use sua criatividade!

Abraços.

NillDumont

Outra ideia:

Fonte_concreto_celular_04


E AINDA TEM MAIS

Dicas do Nill:

 

BEM VINDO À REVOLUÇÃO
Este é o Kit "Seu Negócio". Aqui você vai aprender a montar o seu negócio, desde o início até poder obter centenas de clientes. Tudo Passo a Passo para você ser muito bem sucedido!

News-Letter---Kit-Home-Based-de-Pequ[1]

O ÚNICO KIT QUE VOCÊ PRECISA

Se você deseja montar o seu próprio negócio e ser seu próprio patrão. Este é o único Kit que você precisa! Ele vai te ensinar a montar um negócio "Home Based" desde o início até ter centenas de clientes.

Tudo no passo a passo e sem erros.

Clique aqui e saiba mais!