Tenho observado na rede algumas postagens sobre caixas recicladas. São realmente criativas e de muito bom gosto. E eu me recordei que, no início da ToaToa Artesanatos em meados de 2007, já havia bolado alguns projetos de reciclagem para caixas de madeira, pois a feira se passava do lado de casa, e haviam muitos produtos que ficavam na rua após o término dela. É claro que muitas coisas davam para reciclar e bolar lindas peças utilizando sobras da feira. E uma delas é a reciclagem de caixas de frutas de diversos tamanhos e modelos. Eu já confeccionei várias peças no meu ateliê reciclando caixas e vou postar aqui na Vila alguns desses projetos, com o passo a passo. Assim a gente pode continuar reciclando essas e outras coisas legais e ajudando a manter a cidade mais limpa. E muito mais que isso, fazendo peças de muita utilidade para o nosso dia a dia.
Hoje vou ensinar a fazer uma estante bem útil, utilizando caixotes de madeira reaproveitados.
Você vai precisar de:
Tinta fosca de PVA nas cores marrom, branco e verde oliva
Um recipiente para distribuir a tinta (godê)
Trinchas e pincéis (broxinha) médios
Estêncil (com motivo de folhas)
Lixas nº 80
Furadeira elétrica
Parafusos pequenos (para fixar os caixotes e montar a estante)
Pés de geladeira (para dar sustentação à peça)
Verniz acrílico brilhante (para proteger a peça)
Nessa peça vamos usar a técnica de pátina provençal e aplicação de estêncil.
Notas:
Se desejar, substitua o estêncil por algum molde que você pode captar na internet ou em alguma revista de sua preferência. Transfira-o sobre a peça com um carbono, papel vegetal e lápis e lembre-se de que o molde é vazado.
Distribua os motivos de folhas harmoniosamente pela peça a gosto.
As Etapas da Técnica: (também estão no link do passo a passo).
1- Antes de iniciar o trabalho use a lixa 80 para retirar as imperfeições dos caixotes.
2- Aplique duas demãos de marrom com a trincha média. Intercale secagem de dez minutos entre as demãos.
3- Sobreponha duas demãos de tinta branca, usando a mesma trincha do passo anterior.. Intercale secagem de 20 minutos entre as demãos.
4- Use a lixa 80 para realçar os veios típicos da pátina.
5- Fixe o estêncil ou o molde sobre a peça. Depois mergulhe a broxa em verde oliva e comece a dar batidinhas sobre a parte vazada. Aguarde 20 minutos de secagem.
6- Comece a fixar os caixotes. Primeiro use a furadeira elétrica para determinar os orifícios nas laterais de cada um deles. Depois encaixe os parafusos.
7- Encaixe os pés para dar sustentação à peça. Será preciso usar a furadeira no fundo do último caixote e, então, fixá-los.
8- Aplique uma demão de verniz brilhante para proteger a peça.
Ok, está pronta e poderá colocá-la em qualquer lugar da casa.
Dicas:
Visite: