sábado, 10 de maio de 2014

Mesa de Pallets passo a passo

Mesa de pallets-19Todos os dias fazemos nossas experiências com esses famosos materiais descartáveis que são os “pallets” (suportes de madeira para transportes de objetos). É tão versátil e útil que resolvi elaborar uma apostila/curso com dezenas de objetos e móveis construídos a partir de pallets. Este E-book ainda está sendo pesquisado e montado, mas agora, vou colocar nesta postagem como fazer uma mesa/balcão com este material em um passo a passo super fácil. A mesa foi montada em +/- três horas, mas com o lixamento e pintura pode levar muito mais, pois demanda tempo de demão, dependendo da forma como deseja o acabamento. Neste post foi apenas uma pátina branca muito básica. Veja como fazer:

Materiais:

Por incrível que pareça, não usei quase material nenhum a não ser o que já estava no pallet, como as madeiras e os pregos nele reaproveitados. A tinta pode ser qualquer uma que esteja esquecida lá no cantinho de sua área de serviço. Pode ser PVA (latex) para criar vários tipos de pátina, pode ser feita decoupagem, pode-se pintar com tinta a óleo da cor que quiser ou mesmo apenas envernizar com o tom que desejar. É só usar sua criatividade.

 

Como fazer:

 

Encontre um pallet de boa qualidade (com poucas madeiras quebradas), em qualquer depósito, supermercado, lojas de eletrodomésticos ou mesmo no lixão.

 

Mesa de pallets-01

 

Desmonte com paciência para aproveitar bem as partes de madeira boas e os pregos que são especiais para madeira não soltar.

Separe as madeiras e comece a cortar para a montagem:

 

Mesa de pallets-03

 

 Separe as madeiras cortadas (nos tamanhos que te interessam para montar a mesa). Eu usei quatro madeiras das bases do pallet (as mais grossas) com 70cm de altura, pois é uma mesa balcão onde se pode decorar com flores e folhagens. E como todo pallet tem um tamanho padrão de 1.10m das quatro pernas da mesa, me sobraram 40cm que vai ser a largura do balcão. Veja as imagens:

 

 Mesa de pallets-05Mesa de pallets-06Mesa de pallets-08

 

Faça as marcações nas peças de madeira para montar a primeira trave (base dos pés da mesa). Eu marquei com 15cm de cada lado. Deixe bem rente à as duas madeiras para que a mesa fique com os pés do mesmo tamanho e da mesma largura:

 

Mesa de pallets-09

Mesa de pallets-10

 

 Depois de montar as traves, pregue também as madeiras laterais (largura da mesa):

 

 Mesa de pallets-11

 

Faça o mesmo na parte de baixo da mesa, para poder sustentar as pernas com segurança. Tanto com as madeiras laterais como as frontais. Eu montei com 20cm do solo para não atrapalhar joelhos ou pés, caso se use a mesa para uma outra utilidade senão a de balcão de flores ou objetos:

 

Mesa de pallets-12

 

A mesa/balcão já está fixada e um pouco firme:

 

Mesa de pallets-13

 

Mas a mesa precisa ficar muito firme para poder sustentar vasos, plantas, objetos decorativos ou mesmo um balcão de trabalho. E para isso vamos melhorar sua estrutura com mais madeira, pois tem muitas ainda no pallet, e podemos usar todas:

 

Mesa de pallets-14 Mesa de pallets-17Mesa de pallets-20

Mesa de pallets-15

 

O projeto está quase pronto, agora só falta o acabamento, que pode ser feito arredondado ou quinado. Como vou fazer um balcão de estilo oriental, então vou “quinar” com uma serra tico-tico:

 

Mesa de pallets-22

 

A mesa/balcão vai ficar assim:

 

Mesa de pallets-23A

 

 

Agora você pode fazer o acabamento que pode ser apenas lixando e envernizando ou outro que sua criatividade mandar. Aqui eu apliquei uma pátina bem básica, apenas passando uma demão de latex branco e depois lixando para aparecer alguns veios. E no tampo da mesa usei uns vidros que estavam sem utilidades. Você pode fazer um tampão também de madeira, pode usar uma porta velha e reformada ou usar um vidro único comprado na vidraçaria. Faça uma medida com pelo menos 5cm de sobra para cada lado para dar um pouco de harmonia à peça.

Minha mesa/balcão ficou assim:

 

Mesa de pallets-24

Mesa de pallets-25

 

Aproveite os materiais recicláveis e também faça a sua. Até mais…

NillDumont