terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pimenta… Um Bocadinho Mais

 

 

pimenteira 04Tem gente que é ardida como pimenta. Existe conversa apimentada, criança pimentinha, filme picante. A pimenta está sempre presente na vida, simbolizando tudo que dá um pouco mais de sabor, e é excitante, provocante e, sobretudo, quente.

 

Por Celso Cruz

da Revista Bons Fluídos

Malagueta, dedo-de-moça, cumari... Com mais de mais de 2000 tipos, aromas, cores e sabores, a pimenta é amada e empregada nos lugares e pratos mais variados. Na Ásia, desde antes de Cristo. Nas Américas, é encontrada até em ruínas do Peru. Entre os séculos XV e XIX, na Europa, a pimenta valia ouro. Dizia o ditado: “Caro como pimenta”. Para conservar a carne, muito antes da invenção da geladeira, os europeus usavam sal e pimenta. Como, por ironia geográfica, esse vegetal só brotava em terras tropicais, teve início uma corrida comercial atrás de tais especiarias, principalmente na busca de rotas mais curtas para a Índia. Ou seja, graças também a delícias como a pimenta, a América e o Brasil foram descobertos.

Pimentas decor 02Mesmo hoje, era das navegações eletrônicas, a pimenta não só é o condimento mais apreciado depois do sal, como faz a festa dos chamados chili heads, especialistas que conhecem o grau de ardência de cada tipo, a duração de seu sabor na boca, as melhores recitas e até o uso surpreendente em drinques e sobremesas.

FORÇAS EM EQUILÍBRIO

A pimenta é esfogueada por natureza, nasce em várias cores quentes, tem formatos pontiagudos e sabores capazes de acalorar o corpo. Por tudo isso, desperta vigor, explosão e impulso criativo. “O ser humano precisa equilibrar as substâncias nutritivas conforme o lugar onde vive. Os indianos, por exemplo, povo sábio e profundamente ligado às questões espirituais, tem uma cozinha apimentada para compensar essas forças e estarem mais presentes na realidade cotidiana. Afinal o desequilíbrio dessas energias pode causar problemas emocionais e de saúde”, afirmam os terapeutas especializados em essências florais brasileiras.

A pimenta ainda faz muito pela energia dos ambientes. Para acabar com o famoso “olhar de seca pimenteira”, nada melhor do que a própria. Basta colocar um belo arranjo no seu cantinho predileto e pronto: “Se as pimentas secarem é porque puxaram do local e da pessoa as energias negativas." Além disso, uma pimenteira é um excelente presente para quem muda de negócio, significando sorte e prosperidade acredita Elaine Carvalho, especialistas em arranjos florais e ikebanas, de São Paulo.

ARRANJOS DE PIMENTEIRAS.

Pimentas decor 01As pimenteiras ornamentais, nada mais são do que espécies selvagens que foram melhoradas ao longo dos anos, para que dêem frutos abundantes, bonitos e sadios, de preferência de uma vez só. Desta forma, foram gradativamente transformando uma espécie perene em anual.

Adubação, drenagem e irrigação na medida certa são imprescindíveis à manutenção da saúde da planta, isso sem falar no controle de pragas e doenças, que pode exigir pulverizações periódicas de defensivos.

O lugar ideal para garantir uma vida saudável e longa para as vermelhinhas deve ser arejado. Além disso, elas gostam de ficar expostas ao sol. Muito sol e se não tiver sol direto vão precisar, ao menos, de muita claridade.

Na próxima vez que for comprar um pimenteira considere qual função ela terá:

pimenteira 03* decorativa (arranjos, presente): pimenteiras ornamentais anuais adultas em plena frutificação encontrem em floriculturas e supermercados.

* decorativa (canteiros no jardim): mudas de pimenteiras bienais ou perenes encontre em Garden centers ou plante por sementes.

* gastronomia (hortas e vasos): mudas de pimenteiras selecionadas por sabor e grau de pungência, encontre em lojas especializadas ou plante sementes.

Tratando-as com muito cuidado e atenção ela viverá em todo seu potencial.

Dizem por aí e também nos foi comprovado em vários estudos que as pimentas possuem propriedades que são benéficas para a saúde, pois tem uma substância chamada capsaicina que é rica em vitamina A, vitamina B2, vitamina C, vitamina E e vitamina PP.....

Além de possuir essas ricas propriedades, as pimentas possuem uma linda coloração que pode deixar a sua cozinha bem decorada e moderna.

Existem diversos modelos de Pimentas em conservas para enfeitar a sua cozinha.

Lembrando que estes vidros são apenas decorativos e não devem ser consumidos!!!

pimenteira 05Pimentas decor 03pimenteira 06

Ficou com agua na boca é?!?!

Veja na página do Passo a Passo como fazer uma

deliciosa conserva de pimentas.

E, se você quiser APIMENTAR um pouco mais seu relacionamento amoroso, não deixe de visitar esse link abaixo, é só cligar na imagem.

(mas, ATENÇÃO, só entre se tiver mente aberta

para as coisas boas da vida)

Sex Shop2