quinta-feira, 16 de junho de 2016

Upcycling – A Nova Onda em Dar uma Nova Utilidade a Objetos Antigos

Reciclagem-tech-04Até onde a gente sabe, só temos um planeta onde podemos viver, e para mostrar nosso respeito por onde vivemos é importante levar em consideração o cuidado com o uso da água e usar menos papel, também à carona solidária quando possível e, é clro, reciclando e etc. – a lista continua. Mas fazer upcycling é uma das maneiras mais divertidas de mostrar ao mundo que você se importa. Você deve estar se perguntando. O que é isso?!? Fazer upcycling é pegar um item velho (de preferência tecnológico), que não está mais em uso e reaproveitar para transformar em uma coisa totalmente diferente.

 

 

Quer exemplos? A seguir apresentamos alguns itens tecnológicos cujos upcycling ficaram bem legais – uma fonte de inspiração para que possamos repensar sobre nossa sucata e reaproveitar em alguma coisa nova e absolutamente incrível.

 

Partes recicladas de computador viram bijuteria

Reciclagem-tech-01Os computadores facilitaram muito a nossa vida, mas com a tecnologia avançando continuamente, isto significa que a maioria das pessoas trocam suas máquinas a cada dois, três anos. Infelizmente, nosso ganho em tecnologia é uma grande perda para o meio ambiente, chegando a toneladas de máquinas, agora velhas, acabando em lixões e aterros sanitários em todo o mundo. Isto é algo que Paola Mirai percebeu muito bem. Na sua coleção Cirkutia, ela reaproveitou partes velhas de computador e transformou-as em belíssimas e exclusivas peças de bijuteria.

 

Casinhas para gatos feitas com velhos monitores de computador

Reciclagem-tech-02A internet e os gatos andam de mãos dadas, certo? (quantas postagens de gatinhos você já não viu na rede?). Com este conceito de upcycling, isto é literalmente verdade. Se você tem um velho monitor jogado por aí é mais fácil do que você imagina reformulá-lo para ser um cantinho que o gato possa considerar como casa. Você pode fazer tudo bem simples ou enlouquecer com os detalhes, depende de você. De qualquer forma acho que teremos um gato muito feliz.

 

Recortes de placas de circuito como brincos

Reciclagem-tech-03Para as pessoas que adoram bijuterias, aqui tem uma outra maneira bem divertida de usar tecnologia. Estes brincos foram criados a partir de placas de circuito RoHS eletrônicas recicladas e são itens que poderíamos ver arrasando no festival de Coachella.

 

 

 

 

 

 

 

Arte a partir de disquetes

Reciclagem-tech-04Lembra dos disquetes de 51/4? Talvez você ainda tenha alguns no fundo de algum armário de arquivo esquecido por aí? Estes pequenos itens eram muita coisa nos anos 70, 80 e 90, mas no presente momento são absolutamente inúteis. O artista Nick Gentry pensa diferente e nós achamos o resultado fantástico.

 

 

 

 

 

 

 

 

Porta retrato a partir das teclas do computador

Reciclagem-tech-05Tem alguma pessoa muito importante na sua vida que por acaso tenha uma alma nerd e que você quer agradar? Este pode ser o presente perfeito para esta pessoa. É um porta retrato todo feito de diferentes botões e peças de computador e que dá vontade de sair clicando em todos os pedaços.

 

 

 

 

 

 

 

Bolsas feitas de teclados

Reciclagem-tech-06E olha que coisa incrível! Estas bolsas foram feitas a partir das teclas do teclado e não vamos ficar surpresos se elas constarem de alguma revista de moda. Ganha pontos extras se usar a bolsa para carregar seu tablet como se fosse uma homenagem às teclas que costumava ter.

 

 

 

 

iMacs como luminárias de teto

Reciclagem-tech-07Porque é que só os gatos podem se divertir? O designer Evert Lamb pegou estes velhos iMacs e fez deles belas luminárias coloridas que vão dar vida a qualquer sala de conferência sem graça. Para os obstinados fãs do Mac que estão por aí, esta é uma ideia para guardar como favorita.

 

 

 

 

Luminárias de mesa feitas com CDs

Reciclagem-tech-08Talvez você não tenha um velho Mac largado por aí, mas há grande chance de ainda ter um monte de CDs. É isso mesmo, estamos falando dos velhos CDs. Podemos apostar que não seria um problema para você entregar bem mais do que apenas uns poucos CDs pelo bem da arte, para criar luminárias de mesa futuristas.

 

 

 

Teclas de teclado como clipes etiquetados

Reciclagem-tech-09Para as pessoas mega organizadas que estão por aí, isto é mais do que divertido, é muito prático. Estas velhas teclas do teclado foram presas a grandes clipes de papel, o que faz estes serem uma maneira excelente para criar alguma ordem nos seus papéis e fichários.

 

 

 

 

 

Velhos monitores como canteiros

Reciclagem-tech-010Que tal deixar nosso planeta mais verde em ambos os sentidos? Velhos monitores também são um local excelente para plantas, é só tirar tudo de dentro do monitor, encontrar um lugar com sol e assistir à vida literalmente crescer de dentro do seu velho monitor.

Demais tudo isso, não é? Aguarde que todos vão ficar sabendo de muitas outras coisas reformuladas e este nome vai ficar na moda. Esse tal de “Upcycling”. Divirtam-se com suas reformulações!

 

Abraços, NillDumont

 


ATENÇÃO

ÚLTIMAS PEÇAS DE REDES DE BAMBU

POR APENAS 190 REAIS

Rede_de_descanso_de_bambu_no_jardim

ArtesanatosEmBambu-rede-02

ArtesanatosEmBambu-rede-01

 

 

 

 

 

 

 

DE 350,00 POR APENAS 190 REAIS A VISTA

OU EM ATÉ 10 VEZES SEM JUROS

Bamboozeira log novo 02 recortado400px - Cópia

Clique Aqui - 02



NillStore

Logo-EcoTreco-01-Contorno-250x8

  Sua loja Ecológica

Encontre artigos para Feng Shui

aqui também na NillStore

CONFIRA!