sexta-feira, 8 de maio de 2015

Ponto para VOCÊ!

Biju de arame - 01O fato da gente poder trabalhar com coisas recicladas e/ou customizadas e até reformadas, desenvolve muito prazer na manufatura, pois percebemos uma mudança, uma transformação do que poderia ser um “lixo” em algo que poderá se transformar em um artigo de luxo.

Nesta postagem vou mudar um pouco a forma de trabalhar, mas não abrindo mão de materiais reciclados. Na matéria vamos ensinar a fazer um colar de crochê com arame de cobre. O que já é super original mas, mais original ainda é que você pode pegar aqueles fios abandonados na garagem, desencapá-los e tranformá-los em lindas bijuterias que você poderá usar, presentear ou até vender e ter bons rendimentos.

Fique na moda com essas modernas bijus de crochê e, de quebra, fature um extra.

 

Ao contrário do que muita gente pensa, a arte do crochê não é exclusividade de quem produz roupas, bicos para pano de prato e toalhinhas. Os velhos e conhecidos pontos podem ganhar cara nova e ser empregados em bijuterias bem descoladas.

Brincos, colares e broches montados com pontos de crochê estão fazendo o maior sucesso e são uma ótima fonte para ganhar dinheiro. Quem dá a receita das lindas peças que você vê nesta postagem é a artesã e nossa colaboradora Alice Antônio, que conheceu as bijus e logo abriu sua loja, a Art Rara, onde as bijus com fio trançado, decoradas com pedrinhas e miçangas são um dos carros-chefe do ateliê.

Confeccioná-las não é difícil, mas exige dedicação. “Só é preciso saber fazer crochê e ter criatividade para combinar os materiais”, explica. Além de prazerosa, garante a artesã, a atividade também rende um bom dinheiro, já que cada peça pode ser vendida por até seis vezes o preço de custo.

 

Você vai precisar de

Biju de arame - 02

(Todos esses materiais são vendidos em lojas de artesanato e bijuterias em saquinhos e pequenos rolos a preços super em conta)

1/2 rolo de arame de cobre nº 25 (ou fios de cobre desencapados e destrançados com cuidado)

Agulha de crochê nº 4

Vidrilhos coloridos

Cascalhos de pedras brasileira

30 cm de corrente extensora

Fecho tipo mosquetão

2 argolinhas para fecho

Alicate de ponta fina

Alicate de ponta redonda

1 alfinete

Tesoura

 

Como Fazer

Biju de arame - 03

1) Num pedaço de fio de cobre, coloque seis vidrilhos e dois cascalhos de cores diferentes. Em seguida ponha mais 12 vidrilhos e dois cascalhos. Repita a sequência por pelo menos 90 cm, sem cortar o fio. No final coloque seis vidrilhos.

 

2) com a agulha de crochê, faça 90 correntinhas “2A” no mesmo fio onde pôs os vidrilhos. Volte a carreira em ponto baixo “2B”.

 

3) Volte novamente, agora com ponto alto. Faça duas carreiras e, na terceira, puxe dois vidrilhos. Faça mais um ponto alto e puxe mais dois vidrilhos. Repita mais uma vez, até ter puxado os seis vidrilhos iniciais.

 

Biju de arame - 04

 

4) A partir de agora, faça ponto alto duplo. Puxe de duas em duas pecinhas, as pedras e os vidrilhos na sequência, até que restem apenas os seis vidrilhos da ponta. Finalize em ponto alto, como no passo anterior.

 

5) Coloque a corrente alongadora (com uma argolinha) em uma das extremidades da peça e o fecho mosquetão (com a outra argolinha) na outra.

 

6) Ponha uma pedra em um alfinete e, com o alicate de ponta, corte o excesso. Com o outro alicate, arredonde a ponta do alfinete, formando um pingente “6A”. Prenda-o na ponta da corrente alongadora “6B”

 

Está pronto! Muito prático, mas você pode ir moldando, criando, reformulando do tamanho que sua criatividade mandar.

 

Pontos utilizados:

Biju de arame - 05

 

 Veja outras ideias:

Cor sobre o Arame

Use pedrinhas e miçangas bem coloridas para enfeitar suas bijuterias

 

Biju de arame - 07Anel – Comece com quatro correntinhas e siga em ponto baixo, aumentando a cada dois vidrilhos.

 

 

 

 

 

 

 

Biju de arame - 06Pérola e Cobre – Siga as instruções do passo a passo para fazer o colar decorado com miçangas douradas e mini pérolas.

 

 

 

 

 

 

 

Biju de arame - 08Medalhão – Inicie o trabalho pelo miolo, fazendo quatro correntinhas. Para formar o círculo, vá aumentando a cada duas ou três pedrinhas.

 

 

 

 

 

 

 

Biju de arame - 09Penduricalho – Faça várias correntinhas enfeitadas e prenda-as na base do brinco.

 

Copie, Crie… brinque com sua criatividade!

 

Abraços,

NillDumont

 

 

 

Dicas do Nill:

Para poder ganhar dinheiro em época de crise, este é o Kit que você precisa. Passe para frente, mostre para quem tem interesse em montar uma empresa a partir de casa e ter um ótimo rendimento todos os dias, meses e anos para sempre.

Kit Monte Seu Negócio de Pequenos Reparos:

Conheça sem compromisso. A NillPublisher oferece todo o Kit praticamente de graça para os amigos da Vila Dumont:

News-Letter---Kit-Home-Based-de-Pequ