quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Equilíbrio Através das Mandalas

Mandala-03“… Sim, ela é tão velha quanto o nosso mundo, tão antiga quanto a criação. Os nossos cientistas não contam que tudo começou com uma grande explosão? E a imagem do estouro não é uma mandala? (Rudger Dahke)

 

 

 

 

 

Mandala é a palavra sânscrita para denominar círculo de cura ou mundo inteiro. A palavra tibetana para mandala é kyilkor, que significa “centro do universo onde um ser totalmente iluminado habita”. Presente desde as mais antigas civilizações, principalmente nos cultos religiosos, as mandalas são consideradas símbolos sagrados ancestrais, que possuem grande poder energético. Elas podem ser confeccionadas com os mais diferentes materiais como papel, vidro cerâmica, tecido, dentre outros.

Mandala-02Quando utilizadas em terapias e meditações, as mandalas são ferramentas de busca do auto-conhecimento e do equilíbrio interior. Os monges tibetanos criam imagens arquetípicas para nos lembrar do ciclo da vida e da morte. Eles usam as mandalas para a concentração e aprimoramento de conceitos como obediência e paciência, por exemplo. A meditação é feita ao som de mantras, sinos e tambores.

 

No Tibet, o processo de criação de uma mandala é tão importante quanto a própria mandala em si. É preciso anos de preparação e treinamento para se ganhar habilidade e conhecimento suficientes para pintar uma mandala. Mesmo quando esse conhecimento já é alcançado, é necessário ainda um período de meditação antes de começar a pintura da mandala.

Os exemplos mais comuns onde pode-se encontrar mandalas no Ocidente são nos desenhos das rosáceas das igrejas cristãs, até nos pisos e janelas é possível observar as linhas circulares características das mandalas. “As mandalas, tanto orientais como ocidentais, sempre vão ter uma ligação com Deus, sob várias simbologias”, afirma a terapeuta holística Celina Fioravanti.

Mandala-04“O centro da mandala é a parte principal dela. Uma vez que ela começa a partir de um ponto para depois se expandir, como tudo no Universo, que cresce a partir de uma unidade, de uma célula, em que tudo está contido”, completa a terapeuta holística.

 

 

 

 

Saiba o porque de fazer a sua mandala:

O campo de vibração de uma mandala é tão intenso que elas são comumente usadas para tratamento de ansiedade, depressão, medo, culpa, dentre outros. O psicólogo Carl Gustav Jung, criador da Psicologia Analítica, em seus estudo sobre religiões orientais, ocupou-se com as mandalas e descobriu que elas surgiam como imagens interiores espontâneas. Para Jung, nós projetamos nossa psique nas mandalas, que retorna a nós como um caminho de restauração. A exemplo disso, jung percebeu que seus clientes experimentavam essas imagens circulares como “movimentos em direção a um crescimento psicológico, expressando a ideia de um refúgio seguro, de reconciliação interna e integridade física e moral”.

Mandala-05Os holísticos afirmam que, mesmo que seja dado um desenho de mandala igual para todas as pessoas de um grupo terapêutico, cada um vai colorir e trabalhar de forma diferente. “Ao fazer uma mandala, a pessoa exterioriza tudo aquilo que está sentindo naquele momento, suas experiências e valores. Dessa forma ela consegue trabalhar melhor todas as suas angústias. A mandala não faz milagres. Ela ajuda no auto-conhecimento do indivíduo, fazendo com que ele passe a perceber melhor os acontecimentos a sua volta e consiga lidar mais facilmente com seus conflitos interiores” completa.

Simbolismos da Alquimia, Cabala, Geometria, Numerologia e Cromoterapia possuem um papel importante na criação das mandalas. A holística explica que a cromosofia aplicada na pintura das mandalas é uma das formas para buscar o equilíbrio interior do indivíduo.

A mandala está presente em tudo e em todos e trabalhá-la é promover a transformação da própria vida e o conhecimento interior, o resultado pode ser resumido em uma palavra: equilíbrio.

Siga as dicas e crie sua própria mandala:

Mandala-01

Crie sua própria mandala

Para tirar proveito da boa energia emanada por uma mandala, nada melhor que criá-la. Os desenhos abaixo ilustram alguns dos objetivos que se pode alcanças através das mandalas. Escolha os que se adequam as suas necessidades e use e abuse da sua criatividade.

Mandala-07

 

Abraços,

NillDumont 

 

Dicas do Nill:

Já pensou

em trabalhar em um mercado em constante crescimento?

Mini banner do Manual Faz Tudo 01

 

Está pensando em prestar CONCURSOS?

Mais de 5.000 mil provas com respostas para você. Simulados específicos para cada concurso. E muito mais em DVDs e apostilas para cada Concurso Píblico.

Faça uma visita:

inss-tecnico-de-seguro-social-jpg-2709201417