quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Reciclando Caixas de madeira

caixa de madeira artesanal 01 A maioria dos artesões do mundo adora reciclar. Ser um artesão é ser um transformador de alguma coisa… troncos de árvores apodrecidos, dormentes de trilhos de trem, portas e janelas de demolição, telhas usadas, garrafas de vidro, pets, papelão, caixas, etc. Nossa, é uma infinidade de matéria que se tranformam nas mãos de um artesão(ã), e a última moda são os pallets de madeira. Mas hoje vamos falar de algo que está bem em alta também, que são os caixotes de madeira que encontramos aos montes jogados pelas feiras livres ou pelos mercadões desse mundão afora.

Tenho recebido emails de artesões que tem reciclado esse material tão versátil que é a caixa de madeira. Vamos então aprender uma técnica bem fácil da artesã Edilene Barbosa, da Rosa Luiza Artesanatos que transformou esse material que já é muito útil para acondicionar nossas frutas e verduras das feiras para também ser útil dentro de casa em belos objetos que, além de úteis, são decorativos.

Vejam a matéria aprendam mais um pouco como é bom reciclar o nosso mundo:

Porta revistas ou livros e até brinquedos...

Essas caixas são usadas como embalagem de alho argentino, a madeira é frágil, então é prudente que se use uma tinta ou verniz pra aumentar a durabilidade da peça. Aqui foram usadas as duas, encapada a parte externa deixando as laterais sem nada, só verniz para aparecer o carimbo da exportadora, que é bem legal e rústico, porém, pode-se encapar toda a peça. Aqui foi usado chita de algodão.

Caixa de madeira encontrada em feiras livres e mercados:

caixa de madeira artesanal 07

Lista de material:

Tecido de algodão (+- 80 cm)

Cola branca para artesanato

Viés de algodão (+- 3 m)

1 puxador de madeira

4 pés de parafuso e borracha (encontra em lojas especializadas em marcenaria)

Verniz cristal

2 caixas de madeira (embalagens de alho)

1 lixa 180

 

Retire as tábuas do lado reto e do meio das caixas, é bem fácil, basta bater de leve com um martelo e elas vão se soltando. Lixe toda a superfície com lixa fina pra madeira. Passe verniz na parte interna das caixas e espere secar. Corte o tecido para cada superfície deixando sobrar pelo menos 2 cm de cada lado. Passe cola nas tábuas de duas em duas e vá colocando cuidadosamente o tecido, comprimindo o mesmo com um tecido sêco para que fique bem colado e sem bolhas, recorte as sobras e deixe secar. Cole o viés largo em toda volta para dar acabamento, nesse momento as caixas devem estar uma sobre a outra para que o acabamento não fique com emendas desnecessárias. E para que seja possível a caixa permanecer aberta sem encostar-se a nada, é preciso fazer uma trava, aqui foi feita com um pedaço do viés dobrado ao meio no sentido do comprimento e fixada com grampo de tapeçaria.

caixa de madeira artesanal 09 caixa de madeira artesanal 08

Finalizando, faça um furinho na primeira tábua da parte de cima e coloque o puxador. Na parte de baixo, marque o local dos pés e com a ajuda de parafuso auto bracante (é fantástico pra quem não tem furadeira) e coloque delicadamente os pés parafusos apenas girando no sentido horário. Passe verniz cristal em toda a caixa e espere secar como indica na embalagem. Está pronto!

caixa de madeira artesanal 05 Porta chinelo, pra quando chegar em casa não entrar com o pezinho sujando tudo... E porta guarda chuva, nesse caso é preciso forrar com plástico ou resina para impermeabilizar. Porta DVD, ou tempero na cozinha. Porta xampu, sabonete, papel higiênico, no banheiro, no quarto, para guardar os cremes básicos. Enfim, use a criatividade e a necessidade, ouse.

Outras ideias:

caixa de madeira artesanal 04 caixa de madeira artesanal 02 caixa de madeira artesanal 03

 

Banquetas de caixotes:

Na sequencia de imagens, fica fácil saber como fazer:

 

Reciclando o mundo e também reciclando seu organismo para seu corpo se tornar mais saudável e cheio de vitalidade. Faça uma visita na InNatura e veja como é fácil ser mais saudável no seu dia a dia.

0aBAMBU[1]