segunda-feira, 1 de abril de 2013

Papietagem com folhas de jornal

criatividade84Pesquei na internet algo que já é bem antigo, mas com novas técnicas e novas mentes passeando pela criatividade a gente se depara com peças lindas e úteis para o dia a dia. E nessas peças foram usados papéis com ideogramas orientais, sem pintura, apenas com resina ou verniz transparente, tornado assim a peça mais original e extremamente decorativa, além, é claro de muito funcional.

Vejam como é fácil de fazer. e, se preferirem, assistam ao vídeo anexado na matéria para o passo a passo:

Essas peças são ecologicamente corretas e podem ser utilizadas para guardar bijuterias ou outros acessórios. Para conservá-las, aplique uma camada de verniz convencional transparente, ou verniz com um pouco de betume, o que pode oferecer um toque envelhecido à peça. Com o verniz aplicado e seco, sempre que quiser, poderá limpar com um pano úmido.

Para fazer a papietagem é bem simples (veja o vídeo). Colo branca, tesoura, bexigas cheias, jornal, pincel e criatividade para criar o que imaginar.

 

Aprenda a técnica de papietagem
Rasque o jornal em pedaços pequenos. Com um pincel, espalhe a cola branca em um pedaço da bexiga e vai afixando os retalhos de jornal. Cole-os por etapas até cobrir toda a bexiga.

Após preencher toda a bexiga, cole mais duas camadas de jornal (ou mais, se quiser um objeto ainda mais resistente), Deixe secar por três horas e aplique mais três camadas de jornal.

Depois de completamente seca, com a tesoura, estoure a bexiga pelo bico e retire-a de dentro do jornal. Do furo do objeto por onde saiu a bexiga, imagine uma abertura e corte o jornal. Descarte a parte superior e vire o objeto com a boca para baixo. Com as mãos, pela parte externa, pressione levemente o fundo para dentro e com o indicador e o polegar, aperte levemente as bordas dessa base para formar um vinco.

 

Para fazer a tampa, repita todo o procedimento até o momento de cortar a bexiga, e quando for cortar o objeto, deixe a parte de baixo com o suficiente para tapar a parte de cima do objeto. Essa será a tampa.

Com a tesoura, faça corte ondulados na borda da tampa, uma na parte da frente e outra na parte de trás. Use a tesoura para cortar retângulos de diferentes tamanhos do jornal. Colo esses detalhes em todo o objeto..

Papietagem02Para a alça da tampa, corte três tiras de jornal de 30x9 cm. amasse todas as tiras, desamasse-as e trance-as. Para fazer a trança, trabalhe com a primeira e a terceira, entrelaçando-as na frente e atrás na segunda tira. Com a ponta da tesoura, faça um orifício na parte superior da tampa. Dobre a trança ao meio e introduza as pontas nesse furo, colando-as na parte interna da tampa. Faça um acabamento interno com folha aveludada, ou como sua imaginação mandar.

borboletinha

Cursos 24 horas - banner160x100

 

folha rara peq quadro sombreado