segunda-feira, 13 de junho de 2011

Armário Antigo

O antes e o depois que você mesmo pode fazer:
Uma das perguntas que mais recebo nos emails, é como fazer para transformar um armário antigo numa peça mais descolada e mais moderna para a decoração. Separei para vocês esse antes e depois com detalhes artesanais que todos podem reproduzir em suas peças de família, transformando o armário que está judiado num móvel especial.
Em épocas em que o amor está no ar,  a frase apaixonada cai super bem, especialmente se o móvel vai para o quarto do casal.
Vejam como era a peça originalmente: duas portas e um gavetão, todos com puxadores.
Na customização, os puxadores foram retirados e substituídos por modelos push-pull, que funcionam com uma pressão para abrir. Isso deu o toque mais moderno ao armário.
Na base do armário, os pés recortados foram recobertos por uma chapa de madeira lisa, outra opção mais moderna.



E agora, como fazer a transformação ?
Primeiro deve-se lixar toda a peça para retirar cera, verniz ou qualquer cobertura antiga que o móvel tenha. Se necessário use removedores apropriados que vocês compram em lojas de tintas.
Depois de limpar bem, passar uma demão de selador.
Então, pintar o móvel na cor desejada. É necessário várias demãos para cobrir a peça, intercalando a secagem.
Agora proteger o seu móvel com verniz. Use verniz em spray para um melhor acabamento. Dê duas demãos.
Aplicar sobre o verniz bem seco as letras adesivas da frase escolhida. Também é possível pintar as letras sobre o armário, fica ao seu critério.
Agora vem o toque especial:

O galho com flores foi feito com tecido. Os ramos de cordão tingido foram colados sobre as portas com cola rápida, assim como as flores de tecido na ponta dos ramos. Aqui foram usadas as flores enroladas. Clique e veja como fazer a flor de tecido enrolada.



E aí está o armário antigo, totalmente renovado, moderno, exclusivo e cheio de personalidade sem perder a graça do artesanal. Como sempre a escolha de cores é fundamental. Arrisquem, usem cores contrastantes e vivas. O conjunto fica muito mais charmoso.
Espero que essa dica seja mais uma inspiração para vocês que estão animados em customizar um móvel de família.
 Aproveitem e confiram também nossa outra sugestão de renovação usando pátina provençal. Uma dica para artesãos românticos.


Divirtam-se.
Fonte: Better Homes